Publicado em

O que é RAID? Tipos e melhor opção

Em plena era da informação, a internet veio operar uma autêntica revolução silenciosa nas nossas vidas, alterando significativamente a forma como trabalhamos e nos comunicamos. Os avanços tecnológicos têm aumentado de ritmo e as novas conquistas passaram a acontecer a um ritmo quase diário. E a transição do analógico para o digital alterou completamente a forma como certas atividades passaram a trabalhar, criando ainda outras novas.

Com isso, surgiram novas necessidades, que a tecnologia tem também se apressado a encontrar soluções. Por exemplo, em termos profissionais, a internet veio permitir o trabalho remoto, derrubando barreiras e encurtando distâncias, com novas ferramentas para o trabalho em equipa, mais optimizado e de acordo com as reais necessidades dos colaboradores. No entanto, isso significou também na nova necessidade em guardar e compartilhar dados e soluções. Surgiram novas formas de armazenamento, que passaram a fornecer também outras ferramentas, sempre tendo em conta a eficiência e a eficácia do trabalho. Foi assim que surgiram os sistemas RAID.

O que é RAID?

RAID são as iniciais de Redundant Array of Independent Disks, o que, traduzido livremente para Português, dá algo como Matriz Redundante de Discos Independentes. O RAID é uma solução computacional que combina vários discos rígidos (HDs) com o intuito de formar uma única unidade lógica de armazenamento de dados.

Vantagens do sistema RAID

A principal vantagem do RAID é a possibilidade de trabalhar com uma única unidade lógica, como se diversos HDs formassem apenas um de forma inteligente e otimizada. O outro fator importante é a redundância.

São vários os benefícios para o utilizador em recorrer a este tipo de solução. Ou seja, transformar várias unidades de armazenamento numa só com RAID traz várias vantagens, como por exemplo o fato de, se uma delas falhar, os dados não são perdidos pois são tomados pelas outras unidades - a chamada redundância, que dá nome ao sistema.

Com o RAID nunca temos o problema de ter memória disponível, pois é sempre possível acrescentar novas unidades, aumentando a capacidade de armazenamento. E quanto maior forem os discos HD maior se torna a rapidez de acesso aos dados, pois são distribuídos de forma racional pelas unidades. Isso significa também menos paralizações do sistema, por exemplo. Finalmente, mas não menos importante, uma solução RAID é muito mais econômica do que alternativas mais sofisticadas, sem perder eficiência.

Os níveis de RAID

Como é fácil de perceber, para criar uma solução RAID é necessário, pelo menos, duas unidades de armazenamento HD ou SSD. Além disso, é também necessário escolher qual o nível de sistema, sendo que cada um responde a diferentes necessidades.

RAID 0 (stripping)

Raid 0

RAID 0 é o mais básico de todos estes níveis de sistema. Neste caso, que muitas vezes é também conhecido por striping, as unidades de armazenamento HD funcionam de forma simultânea, em que o armazenamento é dividido entre eles de maneira igual. Isso significa que não existem cópias de segurança, tornando-o no sistema menos seguro de todos os níveis RAID.

Ou seja, se tiver o azar de uma das unidades de armazenamento falhar, o mais provável é perder a informação salva. É usado atualmente por quem precisa de uma alta velocidade de processamento no tratamento da informação armazenada.

Muitos preferem não considerar este nível como um tipo de RAID, já que não existe a redundância.

Quantos discos preciso para montar um sistema RAID 0?

Podemos montar um sistema RAID 0 com no mínimo 2 discos.

Qual a capacidade de um sistema RAID 0?

A capacidade somada do sistema é igual a soma da capacidade de cada um dos HDs.

Ou seja, se montarmos um sistema RAID 0 com dois HDs de 1TB cada, a capacidade total será de 2TB.

Quantos discos podem falhar em um sistema RAID 0?

Nenhum disco pode falhar em um sistema RAID 0, ele é um sistema sem redundância e oferece ao usuário apenas maior velocidade de processamento e armazenamento.

RAID 1

Raid 1

Ao contrário do RAID 0, o RAID 1 já oferece ao usuário alguma margem de segurança. Isso acontece porque os dados que são salvos numa das unidades de armazenamento do sistema são copiados para outras unidades. Além disso, sempre que os dados são editados, a alteração é feita em todos os discos.

É assim um nível de sistema mais seguro do que veloz. É utilizado actualmente em sistemas que apenas necessitam de garantir o armazenamento dos dados, garantindo que estes se mantenham disponíveis mesmo em caso de falha do dispositivo. Não é recomendado para casos em que precisa de trabalhar com os dados armazenados, uma vez que aumenta o custo de expansão da memória.

Quantos discos preciso para montar um sistema RAID 1?

O sistema RAID 1 é montado com 2 discos, mas é possível combinar mutiplos sistemas.

Qual a capacidade de um sistema RAID 1?

A capacidade somada do sistema é igual a metade da capacidade somada de cada um dos HDs.

Em um sistema RAID 1, com dois HDs de 1TB cada, a capacidade total será de 1TB, já que um dos discos é usado para criação de cópias de segurança.

Quantos discos podem falhar em um sistema RAID 1?

Em um sistema RAID 1 montado com dois discos, um deles pode falhar. Isso acontece porque um dos discos é usado para criação de cópias de segurança.

RAID 10 (1+0)

Raid 10

O RAID 10 é a combinação do RAID 1 com o RAID 0, por isso também é chamado de RAID 1+0.

Cada par de discos é configurado como um sistema RAID 0, e assim teremos o dobro da capacidade e o dobro de velocidade de apenas um disco.

Montamos então um sistema RAID 1, mas ao invés de usar apenas um disco, usamos os nossos sistemas RAID 0. Essa combinação nos dá a mesma performance do RAID 1 e a segurança do RAID 0.

Quantos discos preciso para montar um sistema RAID 10?

Para montar um sistema RAID 10 precisamos de 4 discos.

Qual a capacidade de um sistema RAID 10?

Assim como no RAID 1 capacidade somada do sistema é igual a metade da capacidade somada de cada um dos HDs. No entanto teremos 4 discos, sendo que dois serão usados para criação de cópias de segurança.

Em um sistema RAID 10, com quadro HDs de 1TB cada, a capacidade total será de 2TB. Dois discos são usados para criação de cópias de segurança.

Quantos discos podem falhar em um sistema RAID 10?

Nesse tipo de sistema 2 HDs podem falhar sem problemas.

RAID 5

Raid 5

À medida que os níveis de sistema de RAID foram evoluindo, estes foram-se tornando mais complexos e, claro, exponencialmente mais eficientes. O RAID 5 surgiu assim como forma de garantir uma maior segurança na protecção dos dados armazenados num sistema RAID, sem perder eficácia no seu funcionamento. Para isso, o RAID reserva o equivalente ao espaço de armazenamento de uma das unidade utilizadas apenas para informações de paridade.

Este espaço que é utilizado para informações de paridade é dividido por todas as unidades HD, o que garante que, caso haja algum dano num dos discos, nunca perderá as informações salvas. Através do processo chamado de rebuild permite recuperar todas essas informações. E tudo isso sem parar sequer o sistema RAID. Ou seja, o RAID 5 é um nível consideravelmente mais rápido, tanto na identificação de possíveis erros como no acesso aos dados guardados.

Quantos discos preciso para montar um sistema RAID 5?

Para montar um sistema RAID 5 precisamos de no mínimo 3 discos.

Qual a capacidade de um sistema RAID 5?

No sistema RAID 5, um terço da capacidade é utilizado para armazenar informações de paridade.

Em um sistema RAID 5, com três HDs de 1TB cada, a capacidade total será de 2TB.

Quantos discos (HDs) podem falhar no RAID 5?

No sistema RAID 5, a paridade está distribuida pelos discos, o que garante que, caso haja algum dano num dos discos, nunca perderá as informações salvas.

Em um sistema RAID 5, com três HDs, qualquer um dos discos pode falhar, enquanto em um montado com 6 discos, dois podem falhar.

RAID 6

Raid 6

O nível RAID 6 é, em termos gerais, o mesmo sistema, mas com o dobro de bits de paridade. Isto significa que duas das unidades que fazem parte do sistema RAID podem parar de funcionar simultâneo que mesmo assim a sua informação está garantida. É, por isso, muito utilizado em empresas que trabalham com informação muito sensível e delicada, já que é a alternativa mais segura de todas elas.

Obviamente que se torna num sistema ligeiramente menos econômico, mas é esse o preço a pagar por uma maior segurança dos seus dado armazenados. E tendo em conta quão importante são, muitas vezes, os dados, essa é uma opção de armazenamento que faz valer a pena caso seja necessário.

A velocidade do sistema RAID 6 é a menos performática de todos os outros níveis de RAID.

Quantos discos preciso para montar um sistema RAID 6?

Para um sistema RAID 6 precisamos de 4 discos

Qual a capacidade de um sistema RAID 6?

A capacidade é mais reduzida, já que temos o dobro de bits de paridade. Em um sistema RAID 6, com quadro HDs de 1TB cada, a capacidade total será de 2TB.

RAID 5 VS RAID 6

Para quem pesquisa sobre qual nível de RAID adoptar, esta é uma pergunta que acaba inevitavelmente por surgir: afinal de contas qual é que é o melhor, o RAID 5 ou o RAID 6? Na verdade, não existe uma resposta correcta a sua questão, uma vez que tudo depende das reais necessidades do utilizador. Por isso, o fundamental é estar bem ciente do que significa cada um de ambos os sistemas, de forma a identificar qual é aquele que se enquadra melhor nos seus objectivos.

Na maior parte dos casos, o RAID 5 é o melhor, pois ele é mais eficiente e oferece uma boa redudancia de dados. O sistema RAID 6 é, recomendado apenas para casos de uso específicos onde a segurança é mais importante.

Qual o melhor tipo de RAID para o seu sistema?

Se você está em busca de segurança e capacidade de armazenamento, as opções mais eficientes são o RAID 5 e o RAID 10.

Atributos das imagens: Cburnett