Publicado em

Mude essas 4 configurações na sua TV para melhorar a qualidade de imagem

Se você acabou de pegar uma nova TV, existem algumas configurações que você deve mudar imediatamente para obter a melhor qualidade de imagem. Neste post, vamos rever as cinco configurações mais importantes para mudar na sua nova TV.

1. Desabilite a suavização de movimento (motion smooting)

Nós já fizemos um post explicando sobre o "efeito novela" gerado pelo motion smoothing e explicando como desativar esse recurso na sua TV.

Post: O que é motion smooting e porque você deve desabilitar essa configuração

Se você ainda não sabe do que estamos falando, o motion smoothing é um recurso presente em muitas TVs que tem como objetivo deixar a imagem mais suave, principalmente em cenas de movimento rápido. O problema é que esse recurso acaba deixando a imagem com um aspecto artificial e muitas pessoas não gostam desse efeito.

Cada marca tem o seu próprio nome para esse recurso, nas TVs LG ele é chamado de TruMotion enquanto a Samsung chama de Auto Motion Plus.

2. Ajuste a nitidez

Regular a nitidez da sua TV é uma das configurações mais importantes para melhorar a qualidade de imagem. A nitidez é um recurso que controla a quantidade de detalhes que você vê na imagem. Quanto mais nitidez, mais detalhes você vê, mas também mais pixelizada a imagem fica.

Qual a melhor nitidez para a TV?

A melhor configuração de nitidez, é o menor valor possível. Em algumas TVs é o zero, enquanto em outras pode ser o valor central, como 50. Na maior parte das televisões, o menor ajuste é o zero.

Pode parecer contra-intuitivo, mas na verdade, quando a nitidez está alta, a imagem fica mais pixelizada. Isso porque o controle de nitidez, não é capaz de realmente aumentar a nitidez de uma imagem. O que ele faz é aplicar um filtro que deixa o contorno mais marcado, o que pode ou não ser o que você precisa.

Imagem com filtro de nitidez

Observe como a imagem da direita não parece tão natural. O ideal é que a sua TV aplique o mínimo de processamento possível em cima das imagens para representar melhor a visão do diretor, e por falar nisso a nossa próxima dica já vai resolver vários problemas de uma vez.

3. Ative o FILMMAKER MODE

As TVs costumam ter vários 'modos' de imagem, como esportes, cinema, natural, etc. O modo "natural" no entanto não tem nada de natural. Assim como em outros modos ele costuma aplicar diversos filtros de cor, saturação e contraste. Isso pode dar uma impressão de imagem mais vívida e te influenciar sobre a escolha da TV quando estiver vendo em uma loja, mas esses modos não são o ideal para ver TV. Se você quiser uma imagem mais próxima da verdadeira (ou natural), é aí que entra o modo Filmmaker Mode.

O Filmmaker Mode é uma ferramenta que foi desenvolvida pelo UHD Alliance, um grupo de empresas que criou uma tecnologia de alta qualidade para TVs e monitores. Ele foi desenvolvido para que as imagens de filmes sejam exibidas de forma a manterem a intenção do diretor – ao invés de fazê-las parecerem mais brilhantes ou vibrantes por causa de um modo de imagem "exagerado".

Por exemplo, um filme pode ter sido filmado com muito pouca saturação de cores, para dar uma sensação de realismo, mas quando você assiste à mesma cena em um modo de imagem que exagera a saturação, ela pode parecer diferente do que o diretor pretendia. A ideia do Filmmaker Mode é que a imagem seja exibida de forma mais próxima ao que o diretor pretendia, mantendo a intenção original do filme.

Essa configuração está disponível na maior parte das TVs atuais. Em TVs mais antigas que não tem o Filmmaker Mode, prefira o modo com um tom mais natural, menos azulado e com uma cor mais quente.

Se quiser saber mais sobre o Filmmaker Mode, leia o nosso post completo sobre o assunto: Filmmaker mode, você sabe o que é essa configuração na sua TV?.

4. Desligue a economia de energia

Esse é um ajuste que acaba limitando o brilho do seu painel, e no caso de algumas TVs como as da LG, impedem que outras configurações sejam alteradas.

Se você estiver com alguma configuração desabilitada, ou acha que o brilho da sua TV não está alto o suficiente (no caso de uma sala mais iluminada) tente desativar esse modo.