Publicado em

Como escolher um monitor para home office?

Se você está em busca de um monitor para trabalho e produtividade, saiba o que procurar. Confira essas dicas e não erre na hora de fazer a compra.

Escolhendo o monitor certo

São vários os fatores que devem ser levados em consideração na hora de comprar um monitor, além de ter a noção de qual será a função que ele terá na sua casa. As especificações de um monitor para produtividade, são diferentes de um monitor gamer, por exemplo.

Especificações Técnicas

Na hora de comprar um monitor para trabalho deve-se analisar cuidadosamente as especificações técnicas, para fazer uma boa escolha. A maioria das lojas tem um espaço reservado para isso, com todos os detalhes de cada modelo. São diversos os parâmetros que devem ser analisados, como o painel, o tamanho da tela, a resolução, a relação de contraste e brilho, a taxa de atualização, a taxa de resposta e a compatibilidade.

Resolução

A principal especificação técnica de um monitor é a resolução, que define quantos pixels tem a tela. A grande vantagem da tecnologia 4K é permitir que sejam exibidos quatro vezes mais pixels que a tecnologia Full HD. Ou seja, a imagem é quatro vezes mais nítida. Mas, é importante lembrar que é preciso ter uma fonte de vídeo compatível para que a imagem seja exibida nessa qualidade.

As resoluções mais comuns encontradas no Brasil são:

  • HD (1280x720)
  • Full HD (1920x1080)
  • Ultra HD (3840x2160)

A resolução ideal para um monitor de produtividade é a Full HD (1920x1080), pois ela equilibra o custo-benefício e oferece uma boa qualidade de imagem. No entanto, a resolução 2K (2560x1440) é uma boa opção para quem puder investir um pouco mais. E, claro, a resolução 4K (3840x2160) é a melhor opção, mas os modelos são bem mais caros.

Nós não recomendamos a compra de um monitor com resolução menor que a Full HD, pois a imagem fica muito comprometida.

Painel

Os tipos de painéis mais comuns são:

  • TN (Twisted Nematic)
  • IPS (In-Plane Switching)
  • VA (Vertical Alignment)

TN

Os painéis TN, apesar de terem um custo menor, são menos confortáveis para um uso prolongado, pois a visão é comprometida pelo brilho, contraste e taxa de resposta baixos. Eles não são recomendados para o uso tanto em trabalhos quanto para uso pessoal.

Nós não recomendamos esse tipo de painel para práticamente nenhum uso.

VA

Os painéis VA (Vertical Alignment) são uma evolução dos painéis TN. A principal diferença é que as cores são mais consistentes em todo o painel, e não apenas nas áreas de maior brilho. Além disso, os painéis VA oferecem um ângulo de visão vertical maior do que os painéis TN tradicionais. No entanto, eles ainda têm alguns dos mesmos problemas, como um tempo de resposta mais lento e uma menor taxa de contraste.

IPS

Os painéis IPS são os mais confortáveis, pois oferecem um ângulo de visão maior, e cores mais precisas. Apesar de mais caros, acreditamos que investir em um painel IPS é a melhor opção, pois o conforto é o mais importante, principalmente para trabalho.

Taxa de atualização e tempo de resposta

Aqui é onde temos a principal diferença entre monitores para uso de escritório, e monitores gamer.

O tempo de resposta é quanto tempo leva para um píxel passar de completamente desligado para completamente ligado, e é medido em milissegundos. Um tempo de resposta menor é melhor, pois significa que haverá menos ghosting e borrões quando os objetos estão em movimento na tela.

A taxa de atualização é quantas vezes a imagem na tela é atualizada, e é medida em Hz. Uma taxa de atualização mais alta é melhor, pois significa que a imagem na tela será atualizada com mais frequência, resultando em uma imagem mais suave.

A taxa de atualização mais comum é 60Hz, o que significa que a imagem na tela é atualizada 60 vezes por segundo. No entanto, alguns monitores de jogos têm uma taxa de atualização de 144Hz ou até 240Hz. Isso pode ser útil para quem joga, pois pode resultar em uma imagem mais suave. No entanto, para a maioria das pessoas, uma taxa de atualização de 60Hz é suficiente.

A menos que você possa encontrar uma boa oferta, recomendamos comprar um monitor de 60Hz e investir o dinheiro em painel de melhor qualidade ou um monitor de resolução mais alta.

Conectividade

Outra especificação importante de um monitor é a fonte de vídeo. Alguns monitores têm portas HDMI, DisplayPort ou DVI. Essas portas são usadas para conectar o monitor à fonte de vídeo, que pode ser um PC, um notebook ou um console de jogos.

O HDMI é o tipo de conector mais comum, mas é importante verificar se a fonte de vídeo tem a porta certa para o monitor.

Além disso, alguns monitores oferecem USB tipo C, que pode ser usado para conectar notebooks mais novos diretamente, mas esses monitores costumam ser mais caros.

Caso o seu notebook não tenha uma entrada HDMI, você pode comprar um conversor de USB-C para HDMI. Isso permitirá que você conecte o notebook a qualquer monitor que ofereça entrada HDMI.

Qualidade de construção

Você provavelmente não pensará muito no design do monitor, mas é uma coisa importante a ser considerada.

O monitor deve ter um ajuste de inclinação que permita que você ajuste a posição do monitor para o seu conforto, e o suporte deve ser robusto o suficiente para evitar que o monitor se mova de posição.

O monitor deve ser posicionado de forma que fique na altura dos seus olhos, para não causar dores nas costas, pescoço e cabeça. Monitores mais baratos costumam ter um suporte fixo, o que pode prejudicar seu conforto ao longo do tempo, enquanto os mais caros contam com ajuste de altura.

Caso você opte por um modelo mais simples, a dica é elevar o monitor usando um bloco de livros, para que fique na altura correta.

Conclusão

Ao comprar um monitor para produtividade, é importante levar em consideração todas as especificações técnicas, para escolher o melhor modelo para a sua necessidade.

Como esse tipo de monitor é usado em trabalhos ou casa, o conforto é o mais importante, e o painel IPS é o tipo de painel que oferece o maior conforto.

A resolução é outra especificação importante a ser considerada, para um monitor de 24 polegadas uma resolução Full HD é o suficiente, já que é a que equilibra o custo-benefício e oferece uma boa qualidade de imagem.

Para um monitor de 27 polegadas ou mais é recomendável uma resolução 2K ou 4K, pois o tamanho da tela é grande o suficiente para aproveitar a qualidade de imagem.